quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Causando boa impressão aos novos colegas de trabalho:


Empresa  nova...emprego novo...
E apesar de que a troca de  trabalho muitas vezes represente um  fator motivacional e de progresso profissional, a ansiedade e o “friozinho na barriga” são comuns e até inevitáveis, afinal é tudo novo:  o espaço físico, o jeito da empresa atuar, o líder e os colegas de trabalho.
É inevitável que além de mostrar um bom trabalho e marcar presença no novo desafio também desejamos causar uma boa impressão com os outros integrantes da equipe.
Mas por muitos motivos inclusive por ansiedade  o novo colaborador pode agir de maneira inadequada, ou se excluindo ou se expondo demais logo no primeiro contato e,  não ser bem visto logo na sua chegada.
Pensando nisso, consultores elaboraram algumas sugestões positivas para essas situações, vamos refletir?

Seja pontual: chegar atrasado e ficar passeando pelo escritório, sem saber o que fazer, pode causar a  impressão de que você  não tenha limites e até que poderá ter dificuldades em respeitar os outros colaboradores. Procure chegar no horário e se informe das atividades. Quanto antes chegar, mais tempo você terá para conhecer as instalações da empresa e os colegas.

Memorize o nome dos colegas: nesta situação, é comum que as pessoas saibam o seu nome, mas você pode não lembrar do nome de quem senta ao lado. Uma dica é escrever alguma característica de quem for apresentado que possa ajudar a recordar. Mas cuidado com as anotações: elas não podem ser ofensivas e evite compartilhar-las.

Cuidado com as roupas: se a maneira de se vestir não foi tratada durante o processo de contratação com o departamento de RH (Recursos Humanos), não se preocupe, a sugestão é que você use roupas mais formais  como em uma entrevista de emprego. Ao começar a trabalhar, com o tempo,  perceba como os outros estão vestidos  e se adapte, mas se puder lembre-se de perguntar sobre isso abertamente na ocasião da contratação.

Evite classificar os colegas:  Não julgue as pessoas de imediato. Procure conhecê-las, para depois tirar suas conclusões, por vezes a primeira impressão é a real, mas em situações assim que nos remetem a ansiedade e busca de aceitação podemos nos equivocar.

Humildade: Se deseja mesmo impressionar seus colegas procure fazer isso trabalhando e evitando detalhar conquistas e qualidades, isso logo de início pode causar uma impressão muito negativa.

Sorria: Ao sorrir, o profissional demonstra confiança e simpatia e ajuda a lidar com a ansiedade  e/ ou desconforto dos primeiros dias de trabalho. Em geral o sorriso causa uma excelente impressão e ajuda a agregar as pessoas em qualquer ambiente.

Seja discreto: Mantenha assuntos de conversa leves e casuais. Se o colega quiser contar algo sobre alguém, seja discreto e tente mudar de assunto o quanto antes, afinal você está apenas iniciando sua jornada na empresa.

Esteja atento: É muito importante estar atento, manter o foco para entender como é a cultura da empresa, evitar se distrair logo no início com telefonemas pessoais, trocas de sms, consulta de redes sociais, até porque isso depende das regras de comportamento e conduta da empresa.

Faça perguntas importantes: Não há problema em perguntar sobre o que causar dúvidas, já que os sistemas e os processos são desconhecidos. Mas não abuse: é possível descobrir sozinho algumas atividades, sem incomodar o outro, aliás é muito saudável e já reflete o tipo de profissional que você é.

Seja sincero: Demonstre interesse e agradecimento  verdadeiros em alguém ou no que está sendo explicado. Mas evite elogios em excesso, aliás os excessos precisam ser evitados ao máximo, afinal como já foi dito você ainda está no início de sua jornada e se adaptando a nova etapa de vida.

Enfim seja espontâneo mas não se esqueça de se manter atento ao ambiente e as pessoas respeitando os seus limites e os de seus novos colegas, afinal o relacionamento e a sua adaptação serão construídos pouco a pouco, e todos nós passamos por vezes por esses momentos.
Vale a reflexão para quem nesse momento está recebendo um novo colega, um novo membro em sua equipe, um novo liderado...que tal fazer com que ele seja recebido de forma mais agradável e acolhedora assim como você sempre desejou que ocorresse com você?