Artigos por Sandra Cortez


O que é ASSERTIVIDADE?

A palavra origina-se de “asserção”, do latim afirmare, que significa “afirmar, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza”!
Pelas afirmações acima, percebemos que a postura assertiva é uma grande qualidade, pois se mantém no meio termo entre dois extremos que normalmente não são adequados no relacionamento interpessoal = a agressão, pelo exagero nas palavras e ações e a submissão, pela falta de objetividade e efetividade.
Apesar de muito valorizado, o perfil assertivo principalmente no ambiente profissional, ainda é bastante distorcido, e provoca resistências, até porque muitas pessoas entendem que ser assertivo é apenas manter uma comunicação sincera e objetiva, garantindo o direito de “dizer tudo que pensa doe a quem doer”, dizer mais “não” do que “sim”, e por aí a fora... E contrário a isso, o comportamento assertivo aposta na mudança de comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a qualquer tipo de personalidade ou situação enfrentada.
O comportamento assertivo pode ser definido então, como aquele que envolve a expressão direta pela pessoa das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que ao fazê-lo ela experiencie ansiedade indevida ou excessiva, e sem ser hostil para o interlocutor. É, por outras palavras aquele que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros, é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto respeito e respeito pelos outros.
Para se tornar uma pessoa assertiva, é preciso se fortalecer com as atitudes que são a base para comportamento assertivo. Sem elas, é impossível desenvolver uma comunicação em que você afirma seu eu sem massacrar o eu do outro:
·         “A Assertividade é a arte de defender o meu espaço vital sem recuar e sem agredir.”
·         É estar presente, por inteiro, sempre e, não só permitir, mas incentivar que as demais pessoas à sua volta também ajam de forma semelhante.
·         Viver e usufruir de seus direitos
·         Reconhecer e expressar seus sentimentos e emoções
·         Solicitar o que deseja
·         Expressar pontos de vista de forma direta, com integridade, honestidade e respeito.
·         Vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela cooperação.
Alem das atitudes acima, são necessárias três condições para ser assertivo: Saber o que quer e aonde quer chegar, partir de um pensamento positivo e ser proativo para conquistar objetivos!
Mãos a obra!

Além dessas atitudes, existem três condições para ser assertivo:

1. Saber o que quer e aonde quer chegar
2. Partir de um pensamento positivo
3. Ser proativo para atingir os resultado







Espírito de Equipe!
Trabalho em Equipe não é um conceito novo; na verdade, um grupo pequeno de pessoas trabalhando juntas para benefício mútuo é o tipo de organização social mais antigo que existe usada tanto para garantir a sobrevivência da raça humana como na era das cavernas, como para permitir o desenvolvimento da mesma. Assim, desde os primórdios da história os homens têm formado equipes para gerar novas idéias e para conseguir realizar coisas novas.
Ao longo das duas últimas décadas, as empresas têm descoberto e valorizado o que tem por trás do ditado: ?Duas cabeças pensam melhor do que uma?, reforçando a constatação de que cada indivíduo tem opiniões, idéias, conhecimento, preocupações e instintos próprios, e que quando formam equipes, começam a compartilhar e a combinar seus poderes propiciando melhorias e desenvolvimento.
Equipe e Trabalho em Equipe:
É um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada e colaborativa, seus membros tem funções definidas e buscam resultados através de sinergia e criatividade.
?Espírito de Equipe não é só vestir a mesma camisa, é também calçar o mesmo sapato! ?
ü  É ter empatia um com o outro, para saber onde pode e deve ajudar até sem a necessidade de solicitar a ajuda.
ü  Sinergia, espontaneidade, sincronia interior entre os envolvidos.
ü  sinceridade, compaixão, lealdade.
ü  Ambiente participativo, acolhedor para idéias, discordâncias e diálogos honestos.
Sugestões para facilitar o entrosamento entre os membros de uma Equipe:
** O líder precisa ficar atento ao comportamento dos seus liderados e analisar como vai o entrosamento entre os membros da equipe, que auxilia em atividades que exigem a participação de todos valorizando as idéias e sugestões
**Estimular a sinergia entre os colaboradores.
**Reuniões periódicas com toda a equipe (promover e participar), acentuando a importância de todos
**Humanização no ambiente: gentilezas, camaradagem, perguntar como foi o final de semana, se assistiu a um filme, ao futebol... etc na hora do cafezinho, em um intervalo, sempre que possível
**Ter um quadro de avisos para comunicação interna: divulgar informações relacionadas à empresa, notícias que envolvam os membros da sua equipe como datas de aniversário dos colaboradores, a informação de que um colega realiza um trabalho voluntário, campeonatos e passeios, etc. Isso descontrai e promove a integração.
** Promover  atividades descontraídas como uma gincana ou um campeonato, por exemplo. (incentivar e participar)
**O setor ou colaborador responsável pelo RH precisa estar atento ou na pesquisa de Clima e no dia a dia em como os outros colaboradores se referem ao espírito de equipe nas atividades para poder propor ações.
**Atenção a boa comunicação entre os líderes e liderados e de colaborador para colaborador diariamente para fortalecimento do espírito de equipe.
Bom trabalho!!
Maiores informações escreva para:

contatopsicodesenvolv@gmail.com



Orientação Vocacional:
A Adolescência é uma fase crucial de mudanças onde o jovem vive um turbilhão de desejos, mudanças corporais, questionamentos e exigências (de si próprio, grupo de amigos, família, escola) paralelo a estruturação de sua personalidade e das relações com os outros. É nesse momento que normalmente "precisa" tomar uma das decisões que poderá carregar para toda a vida: a escolha da profissão. Muitos inclusive passam por todo o Ensino Médio e o cursinho, com dúvidas e confusões tanto a respeito de seus reais interesses profissionais, como informações sobre as diversas carreiras universitárias e tecnológicas existentes. Tendo em vista que passamos a maior parte de nossos dias trabalhando e que, esses momentos dependendo de como fizemos a escolha, podem oscilar da realização á uma verdadeira fonte de frustrações é cada vez mais importante que a escolha do Curso, da Universidade e dos caminhos profissionais sejam examinados através de reflexão de quem somos: características pessoais, interesses e expectativas com relação ao trabalho. Nessa etapa o psicólogo através da Orientação Vocacional pode auxiliar o jovem não a decidir a sua escolha profissional, mas atuar como um facilitador, instrumentando-o para assumir a responsabilidade de sua escolha, através de técnicas que englobam entrevistas, testes específicos, informações e pesquisa sobre as alternativas profissionais e mercado de trabalho ou seja,  se torna uma grande  oportunidade de  e expressão de interesses e questionamentos sobre si mesmo.
Vale ressaltar que esse tipo de questionamento (profissional) não é  mais privilégio do jovem, há procura desse serviço - Orientação Profissional- por pessoas que já estão no mercado de trabalho mas não estão felizes com suas escolhas, por desempregados a procura de novas áreas e aposentados que buscam algo que os levem à realizações não alcançadas. 

Informações sobre a dinâmica da Orientação:
Ocorre no máximo em ate 8 encontros semanais incluindo a entrevista inicial e a entrevista devolutiva (final).

Mas vale um alerta: O autoconhecimento paralelo a efetivas informações sobre as diversas profissões, pode economizar futuras decepções de quem escolhe uma carreira que "está na moda", que é "sonho dos pais" ou somente pela perspectiva de salário e mercado.

Maiores informações escreva para:
contatopsicodesenvolv@gmail.com 
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“O ABRAÇO CORPORATIVO”- A luta contra o afastamento das pessoas na empresa.)
por Sandra Cortez


Várias pesquisas e estudos mundiais realizados por Médicos, Psiquiatras e Psicólogos comprovam que em diferentes países , com diferentes culturas e costumes há necessidades equivalentes, cuja falta geram sintomas físicos e emocionais importantes e que podem determinar e influenciar a conduta e o bem estar das pessoas.
Estamos falando da necessidade de AFETO e ACOLHIMENTO que são inerentes ao ser humano que só salienta a importância dos relacionamentos e da troca de gestos de carinho e cuidados.
A necessidade de contato físico é inegável, a falta do mesmo pode levar o organismo a uma apatia, desmotivação , auto estima inadequada , que podem gerar depressão crônica e doenças psicossomáticas importantes que atingem a pele, cabelos e sistemas vitais como o cardíaco e respiratório, sem falar em dificuldades no desenvolvimento cognitivo.
Em contrapartida relacionamentos duradouros (familiares- amorosos- amizades) onde há contato físico, troca e demonstração de afeto, normalmente levam a uma proteção contra futuras doenças cardiovasculares, melhor qualidade de vida e até o aumento da estimativa de vida.
O ABRAÇO é uma das mais fortes demonstrações de afeto e contato físico que pode estar presente em qualquer tipo de relacionamento, em qualquer lugar, em qualquer idade e em qualquer aspecto da vida: familiar – amoroso – fraterno e profissional.
A sensação na pele quando somos abraçados passa emoção e aconchego para todo o corpo. Primeiro o toque sensibiliza todas as células e traz a sensibilidade para a pele (arrepio).Depois, quando os braços da outra pessoa nos envolve com uma suave pressão, a sensação se multiplica e leva bem estar para a “mente e para o coração”, como se alcançássemos por alguns instantes “um alívio” para todas as intranqüilidades.
Fisiologicamente falando...Pesquisas realizadas tanto no Brasil como em outros paises, revelam que após um abraço os níveis de CORTISOL e NORADRENALINA , hormônios do Estresse , são reduzidos, e um outro importante hormônio a OXITOCINA, relacionado ao aumento de desejo de cuidar e de confiança com relação aos outros, apresenta seus níveis aumentados.

ABRAÇOS DIMINUEM:
Hormônios do Estresse que em níveis adequados são úteis para manter a defesa e adaptação humana, em excesso diário afetam todo o organismo, o que causa o Estresse Crônico.

NORADRENALINA- (ou Norepinefrina):
Sintetizada nas fibras nervosas, responsável pelo aumento da energia e disposição, há a euforia e a vigília.

CORTISOL –
Produzido pelas glândulas supra renais e secretado em resposta ao estresse. Aumento da pressão arterial, da glicose, além de afetar o sistema imunológico.

ABRAÇOS AUMENTAM:

OXITOCINA-
Hormônio responsável pelo controle de iniciar e estimular a produção de leite materno está acentuado junto a SEROTONINA em cérebros apaixonados e relaxados, e tem como uma das funções também combater os hormônios do Estresse. Pesquisas mostram que o contato físico através do abraço fazem os níveis de Oxitocina aumentarem, facilitando a afetividade, o bem estar e a confiança. Esse hormônio leva mensagens aos neurônios presentes na amigdala, região cerebral do lobo temporal, onde está o Sistema Límbico, que é responsável pelas emoções e pelo comportamento social.

II- Aplicações do Abraço para o aumento da Qualidade de Vida;

A psiquiatra Katheleen Keating em seu livro “A Teoria do Abraço 1 e 2” (Ed. Pensamento) foi precursora em abordar esse tema mais amplamente de forma a salientar que o contato físico através do abraço não é só agradável, mas também necessário, especialmente nesse momento em que as pessoas se comunicam virtualmente em muitos momentos: e mails, MSN, celulares, torpedos, em detrimento de estarem juntas, o que tem levado muitas pessoas a um sentimento de solidão mesmo contando com milhares de pessoas na sua “lista de contatos”. A Tecnologia é vista como útil e imprescindível, porem não pode substituir o contato físico, a presença, que valoriza o amor, a amizade, a cumplicidade, conforta e até pode diminuir sintomas de depressão e ansiedade.
Encontramos e podemos exercitar 5 tipos de abraços:
  1. Abraço sanduíche (quando duas pessoas “confortam” uma)
  2. Abraço do fundo do coração (abraçar o (a) grande amigo (a))
  3. Abraço de amor (abraçar seu grande amor)
  4. Abraço de amigo ao melhor amigo (abraçar ao chegar em casa seu animal de estimação)
  5. Abraço imaginário (abraçar a si próprio concentrando-se na auto-estima)
Enfim por vários outros autores e pesquisadores, e pelas experiências que todos nós temos, já está provado que o ABRAÇO é benéfico para a saúde de quem o recebe e de quem o oferece. Abraçar alguém com espontaneidade e entusiasmo é dizer-lhe “Aqui estou de coração aberto” e, pode proporcionar conforto, apaziguar conflitos, demonstrar admiração e contribuir para o bem estar de todos.
Destacamos BONS MOTIVOS para um ABRAÇO:

*      Diminuir a sensação de solidão
*      Ajudar a superar o medo
*      Contribuir na construção da auto-estima
*      Estimular a vontade de ajudar ao próximo
*      Prolongas a juventude independente da idade que se tem
*      Ajudar a controlar a ansiedade
*      Ajudar a controlar o apetite (bem alimentados de emoções positivas, a ansiedade e o apetite se equilibram)
*      Aliviar a tensão
*      Comemorar
*      Combater a insônia
*      Praticar a Democracia, pois todos temos direito a abraços!

III- Aplicação do Abraço nas Empresas:

Há cerca de 10 anos o ABRAÇO começou a ser utilizado como uma técnica importante do Recursos Humanos em Empresas da Inglaterra, e atualmente se espalha pelo resto da Europa, África, Austrália e Brasil, e foi iniciada para combater o isolamento crescente dos colaboradores cada dia mais concentrados em se comunicar através de e mails e correios eletrônicos da Empresa mesmo com colegas que se sentam à mesa ao lado, deixando de lado o contato físico e a comunicação direta. E há os problemas da comunicação não-verbal como, por exemplo, saber interpretar se a pessoa está brincando, está falando sério, ou seja, acertar “o tom” do e-mail, da mensagem , que pode gerar conflitos desnecessários.
Desta forma com a implantação do abraço corporativo, as Reuniões da Empresa (Gerentes, Supervisores , etc) são iniciadas e finalizadas com “um abraço entre os participantes” independente da pauta da reunião ou de conflitos, e foi instituído o “Minuto do Abraço”, onde em determinado horário na Empresa, através de um sinal, todos os colaboradores são convidados a abraçar de forma fraterna o colega mais próximo, independente do que estiver fazendo: ao telefone, discutindo com alguém, tomando o cafezinho,etc.
No inicio, essa técnica pode parecer estranha, porém estatística comprovaram que ao passar do tempo, há uma diminuição do estresse, dos conflitos, os colaboradores passam a se comunicar de forma mais adequada, e até houve a diminuição de afastamentos por certas doenças emocionais ou ligadas ao estresse.
Para a implantação em diferentes países, inclusive no Brasil, os organizadores testam a técnica com uma pessoa que se coloca em uma Avenida de grande movimento com uma placa escrita “ABRAÇOS GRATIS” e passa a oferecer abraços aos que transitam pelo local. As reações são as mais variadas ,mas na maioria das vezes as pessoas sorriem, descontraem-se e acabam por aceitar a oferta do abraço, demonstrando a simpatia e a identificação que todos nós temos com a necessidade de sermos aceitos e amados.
Para nós a iniciativa é muito produtiva e nos faz pensar na importância de manter e estimular a gentileza e a boa educação nas relações dentro da empresa entre os colaboradores e entre líderes e colaboradores, onde atitudes gentis e de apoio e consideração ao outro tem o mesmo efeito que um abraço, ou seja, o complementa.


Atitudes de quem contribui para um ambiente mais harmonioso:
*      Generosidade
*      Solidariedade
*      Interesse pelo outro
*      Oferecer amizade
*      Retribuir gentilezas
*      Cortesia
*      Sorrir
*      Fazer o outro sorrir

Atitudes Gentis dentro da Empresa :
*      Preocupação com a Responsabilidade Social
*      Incentivo ao voluntariado
*      Ética

Regras Básicas na Empresa:
Þ      Usar o “Bom dia” com um sorriso, cumprimentando a todos ao chegar no trabalho. Sem preguiça, fale com vontade!
Þ      Não economizar no “Obrigado!”, para todos sem distinção, para qualquer pessoa que colaborou com o seu trabalho ou para quem o serviu de alguma forma.
Þ      Ouça com empatia. De forma geral , as pessoas ouvem o que as pessoas falam com a intenção de apenas responder e não de compreender o que está sendo dito.
Þ      Não deixe ninguém esperando, se não puder ou não quiser atender alguém, seja assertivo e diga “Lamento, hoje não vou poder atender”.
Þ      Não é necessário ser grosseiro pra se dizer o que é preciso, podemos usar nossa sensibilidade e sermos sérios e firmes, basta não ter além dessa intenção, ter a de “destruir” o outro caso ele erre. Lembre-se “pode acontecer com você”.
Þ      Colabore!



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Resiliência- A arte de superar desafios!

Resiliência é um conceito existente na Física para explicar a propriedade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos a impacto ou a estresse e voltar ao seu estado original sem deformação.Conceito que foi estudado pelo cientista inglês Thomas Young,por volta de 1807, enquanto ele experimentava a relação entre tensão e compressão de barras metálicas. Um exemplo é a vara do salto em altura que enverga ao máximo sem quebrar e volta com toda força para lançar o atleta para o alto. Esse termo passou por um deslizamento em direção às ciências humanas e hoje representa a capacidade de um ser humano de sobreviver a um trauma, a resistência do individuo face às adversidades, não somente guiada por uma resistência física, mas pela visão positiva de reconstruir sua vida, a despeito de uma realidade negativa, do estresse, das contrições sociais, que influenciam negativamente para seu retorno à vida. Assim, um dos fatores de resiliência é a capacidade do individuo de garantir sua integridade, mesmo nos momentos mais críticos.
Portanto,o Conceito de Resiliência ganhou proporções maiores no campo da Educação, Sociologia, Física, Psicologia e Medicina. Outras áreas do conhecimento também se utilizam do termo para designar a capacidade que um sistema têm de adaptar-se e sobrepor-se diante de adversidades, embates e traumas, com o máximo de inteligência, saúde e competência possível.
 A etimologia da palavra vem do latim, resílio, que significa "voltar ao estado natural" ou "voltar ao estado anterior".
Uma pessoa resiliente,portanto, não se abate facilmente, não culpa os outros pelos seus fracassos e usa sua energia para lutar. O fatalismo e o sentimento de vítima do destino passam longe dessas pessoas. Pensamentos como” tudo é difícil “,” não consigo mudar de rumo ou “ninguém faz nada por mim”, não fazem parte de suas vidas. Ao contrário, vão à luta para reverter situações indesejáveis. ..ou, traduzindo isso através de um dito popular, é “fazer de cada limão, ou seja, de cada contrariedade que a vida nos apresenta, uma limonada, saborosa, refrescante e agradável.”

A Resiliência nas Empresas:

A resiliência é um tema bastante atual na Administração e nos negócios. As organizações - como sistemas abertos - apresentam essa capacidade de enfrentar e superar perturbações externas provocadas pela sociedade sem que desapareça seu potencial de auto-organização. É a resiliência que determina o grau de defesa ou vulnerabilidade do sistema às pressões ambientais externas.
Podemos compreender a competência Resiliência como a capacidade que uma pessoa, equipe e/ou empresa têm de administrar excepcionalmente um conjunto de características capaz de enfrentar e sobrepor-se a todos os embates ocorridos durante a conquista pelos seus objetivos estratégicos.São utilizados  fatores de promoção da Resiliência como: desafio, vínculos significativos, mente de solução, sentido de objetivo para sensibilizar e capacitar pessoas a manterem-se firmes, flexíveis e integradas durante um embate e/ou recuperar-se prontamente de traumas, desgastes e adversidades.
Contudo mesmo que pareça trabalhosa, todos os organismos são dotados de uma certa resiliência: a capacidade de recuperar-se prontamente de doenças, depressões ou adversidades. A resiliência funciona como uma espécie de bóia que, apesar de engolfada pelo mar, sempre volta à tona. A palavra chave é a rapidez do retorno, mas a noção de boiar é interessante: no caso das empresas mostra a capacidade de sempre emergir das dificuldades que tentam afundá-las. Este é o objetivo de construir uma infra-estrutura resiliente - dando à empresa a capacidade de rapidamente escapar das adversidades.
E,contribuir para funcionários  resilientes é importante para o sucesso de qualquer corporação,pois estes profissionais “se adaptam bem ao novo, trabalham motivados e apresentam solões".
Algumas estratégias estão sendo aplicadas para gerenciar a mudança, motivação, eficácia e a saúde do funcionário, mantendo-o confiante e competitivo no mercado. A Resiliência, que em termos empresariais,como já foi mencionado pode significar “a capacidade de gerenciar flexivelmente e crescer na adversidade”, pode nos ajudar a alcançar resultados positivos e fazer com que possamos conseguir manter nossas competências frente a situações ameaçadoras e imprevisíveis. 
Dicas para aumentar a capacidade de resiliência:
Algumas práticas são importantes:

Decidir estar bem é o primeiro passo. Cada um é dono da própria cabeça e dos pensamentos lá estão. E deve fazer o que for necessário para se sentir feliz. Tudo funciona a partir daí. Ter jogo de cintura é a segunda atitude recomendada. A persistência é importante, mas não a teimosia. É preciso ser flexível. Outro ponto fundamental é desenvolver a auto-estima, ter autoconfiança. Ter autoconfiança é reconhecer aquilo que você faz bem e nunca deixar de descobrir coisas novas. Fazer cursos, matricular-se numa aula de música, não importa. O que vale é até permitir um  desafio! : aprender algo novo é como receber uma chuva de estímulos no sistema nervoso, um sinal de que você confia na sua capacidade de evoluir. 
Manter o bom humor,  o otimismo, o melhor de cada situação, aliás,o bom humor areja o raciocínio, facilita o contato com o outro, dá subsídios para pensar em soluções em que ninguém pensou. Sem falar que é muito mais agradável viver com leveza. O trabalho, em geral, implica altos desafios. Prazos apertados criam pânico, pressão em excesso sufoca a criatividade. Todo dia precisamos aprender tecnologias novas, lidar com pessoas de línguas e culturas diferentes. Quem é bem-humorado faz tudo isso de forma mais tranqüila, natural. Mesmo que ainda seja difícil  proporcionar esse clima nas Empresas,  nada impede que você adote essa postura,que contribua para aumentar o bem estar no seu local de trabalho.



Transtorno Afetivo Bipolar

É uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de fases de depressão e de excitação (chamada de fase maníaca). Nestas fases a pessoa apresenta comportamentos distoantes e diferentes do que normalmente apresenta. Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas.
A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante.

Fase Maníaca:
Tipicamente leva uma a duas semanas para começar e quando não tratado pode durar meses. O estado de humor está elevado podendo isso significar uma alegria contagiante ou uma irritação agressiva. Junto a essa elevação encontram-se alguns outros sintomas como elevação da auto-estima, sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas como telepáticas por exemplo. Aumento da atividade motora apresentando grande vigor físico e apesar disso com uma diminuição da necessidade de sono. O paciente apresenta uma forte pressão para falar ininterruptamente, as idéias correm rapidamente a ponto de não concluir o que começou e ficar sempre emendando uma idéia não concluída em outra sucessivamente: a isto denominamos fuga-de-idéias.. O paciente apresenta uma elevação da percepção de estímulos externos levando-o a distrair-se constantemente com pequenos ou insignificantes acontecimentos alheios à conversa em andamento. Aumento do interesse e da atividade sexual. Perda da consciência a respeito de sua própria condição patológica, tornando-se uma pessoa socialmente inconveniente ou insuportável. Envolvimento em atividades potencialmente perigosas sem manifestar preocupação com isso. Podem surgir sintomas psicóticos típicos da esquizofrenia o que não significa uma mudança de diagnóstico, mas mostra um quadro mais grave quando isso acontece.

Fase depressiva:
É de certa forma o oposto da fase maníaca, o humor está depressivo, a auto-estima em baixa com sentimentos de inferioridade, a capacidade física esta comprometida, pois a sensação de cansaço é constante. As idéias fluem com lentidão e dificuldade, a atenção é difícil de ser mantida e o interesse pelas coisas em geral é perdido bem como o prazer na realização daquilo que antes era agradável. Nessa fase o sono também está diminuído, mas ao contrário da fase maníaca, não é um sono que satisfaça ou descanse, uma vez que o paciente acorda indisposto. Quando não tratada a fase maníaca pode durar meses também.

Tratamento:
Como nenhum medicamento é completamente eficaz isoladamente para o Transtorno Afetivo Bipolar, o que se pretende é elaborar um menu de opções terapêuticas que ofereça esquemas eficientes de tratamento individualizado para cada paciente. Com o passar do tempo os familiares e o próprio paciente aprenderá a manejar seu tratamento. Entre as diversas estratégias de tratamento, o chamado Sistema Colaborativo, onde se estabelece uma aliança terapêutica muito forte entre o paciente, o clínico e a família tem sido o modelo mais eficaz. Normalmente usa-se o seguinte sistema:
*      .Normalmente o clínico é responsável pela oferta do conhecimento técnico, pela elaboração das opções de tratamento seguro, eficaz e adequado a cada caso individualizado. É responsável ainda pelo atendimento em momentos excepcionais (fora do dia agendado para a consulta) razoavelmente solicitadas em caráter de urgência.
*      O paciente é responsável pelo esforço em se interessar e compreender as informações apresentadas por seu médico e pela escolha e aceitação da opção de tratamento mais razoável. Deve ainda, responsabilizar-se pela tomada da medicação e aceitação, dentro do possível discutido em reunião, das demais opções coadjuvantes de tratamento.
*      Os membros da família são responsáveis pela compreensão do caráter patológico e pela tolerância de determinados comportamentos do paciente. São responsáveis ainda pela supervisão das tomadas de medicação, pela detecção dos sinais de eventuais novos episódios de mania ou depressão, bem como pelo pronto encaminhamento do caso para atendimento nessas circunstâncias