quarta-feira, 1 de junho de 2011

Motivação e Liderança


Motivação & Liderança:
Primeiras considerações...
A motivação demonstra as razões pelas quais as pessoas agem de uma maneira ou de outra, pois se trata de um estado intensamente pessoal e emocional pelo qual um indivíduo se sente praticamente “obrigado” a agir de inúmeras razões ou necessidades. É por causa dessas razões e necessidades que as pessoas fazem um trabalho mais aprimorado, interrompem uma atividade, se oferecem para ficar a mais no escritório sem compensação financeira ou mesmo se desligam de uma Empresa estável por descontentamento. Dessa forma quando um líder consegue identificar quando cada membro de sua equipe faz o que faz e por que faz... estará mais perto de estabelecer a motivação de cada um!
Um líder (na verdade ninguém) pode mudar as motivações dos outros sem criar novas por si mesmo, e essa é uma tarefa constante. Como objetivo primário o líder precisa entender as necessidades gerais de seus colaboradores, bem como suas necessidades em termos de tarefas e responsabilidades. Quanto mais um líder atende a essas necessidades, mais provavelmente terá colaboradores motivados que alcançarão êxitos. Uma equipe comprometida e entusiasmada superará obstáculos de todos os tipos para atingir os objetivos propostos!
Embora seja parte do trabalho do líder, ele não é o único responsável pela motivação da equipe, cada membro dela precisa ter como meta a automotivação, ao líder cabe manter um ambiente onde os funcionários tenham oportunidade de atingir um alto grau de motivação, a se disporem a lutar e a desejar o melhor desempenho. A motivação de um colaborador é afetada por todas as variáveis que surgem diariamente: necessidades, emoções, condições de trabalho e desempenho, interação com as pessoas, bem como todas as questões organizacionais como moral e estrutura.
Parece muito difícil que um líder consiga atender a essas necessidades e variáveis, porem através de determinados esforços para usar de forma adequada suas habilidades de liderança, ele pode, por exemplo: ser assertivo na solução de conflitos, dar treinamento adequado a sua equipe, comunicar-se bem e manter o espírito de equipe.
Um líder influencia o comportamento individual de forma que os objetivos organizacionais possam ser atingidos através de ações coordenadas de muitas pessoas. O desempenho individual no trabalho é basicamente uma fusão de três fatores agregados:
Ø  Capacidades e habilidades do colaborador = importância de ações de treinamento e desenvolvimento que devem partir do líder e de si próprio
Ø  Apoio que recebe da organização para as suas ações = uso adequado das habilidades do líder que podem contribuir e muito para o sucesso de cada colaborador da equipe
Ø  Motivação = originada no colaborador, mas que o líder pode entender e interceder.
Para finalizar uma reflexão sobre os seis princípios inerentes a Motivação que os líderes devem entender:
1.    As pessoas preferem recompensas positivas à punição
2.    O mau uso de recompensas leva as pessoas a agir inadequadamente
3.    Contribuições significativas inspiram pessoas
4.    As pessoas perseguirão um objetivo válido e tangível
5.    As pessoas devem acreditar e valorizar suas promessas de recompensa
6.    As pessoas querem que seus líderes ajam como líderes.

Lembre-se: Um líder pode através do uso desses princípios entender melhor a motivação de seus colaboradores e assim determinar certas ações e caminhos.
Continua...