sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gestão do Tempo


A opinião e atitude das pessoas com relação ao Tempo é bem complexa e variada e depende do destino e uso que cada um de nós faz desse precioso “Senhor” do Mundo!
De qualquer forma há um consenso de que é válido compreender e desenvolver ferramentas para que ele seja usado de forma mais adequada as nossas escolhas tanto na vida pessoal como profissional.
Alguns fatores são importantes como: excesso de opções (o que as vezes pode comprometer o foco), alto grau de acessibilidade ( são tantas as formas de nos contatarem atualmente...)e necessidade por parte da sociedade (que consentimos) de nos manter informados e atualizados o tempo todo de várias formas.
Passamos a pensar em uma maneira então de mensurar o tempo e poder dividi-lo em frações altamente práticas prontas para o uso...mas isso não é fácil...até porque isso depende do valor e das prioridades de cada um, pois do contrário nos percebemos dividindo e controlando atividades importantes para os outros dentro do nosso tempo. Equivale a dizer que a sua maneira de se manter atualizado lendo e divulgando matérias em blogs (importantes para a sua atividade) pode ser considerado desperdício para outra pessoa que passa a maior parte do tempo no atendimento telefônico por exemplo...e para você se trata além de informação um valioso network. Ou seja,  a dificuldade está em associarmos o tempo a uma atividade, e para isso eleger as prioridades , entre elas, inclusive  a de não fazer coisa alguma com o tempo. Afinal, o tempo gasto no trabalho sempre teve um segundo objetivo, além do sustento de nossas necessidades: permitir que paremos de trabalhar. Pense nisso: Nenhuma cultura seria a mesma sem atividades contemplativas ou de criação, coisas que religiosos e artistas praticam e poderiam ser consideradas como perda de tempo por alguém que só considere tempo útil aquele gasto com alguma atividade produtiva de bens tangíveis. Pois é...bem relativo e de qualquer forma essas prioridades devem ocorrer ligadas ao conceito de “estar presente”, “aproveitar o momento”, fazer suas escolhas, vivê-las com intensidade tentando escapar o máximo possível da “culpa” por perder tempo...
Quer saber mais a respeito?
Envie um email para:
contato@sandracortez.com.br e solicite mais informações sobre o Workshop: “Fazendo um acordo com o tempo