terça-feira, 26 de abril de 2011

Assertividade, você usa?

A palavra origina-se de “asserção”, do latim afirmare, que significa “afirmar, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza”!
Pelas afirmações acima, percebemos que a postura assertiva é uma grande qualidade, pois se mantém no meio termo entre dois extremos que normalmente não são adequados no relacionamento interpessoal = a agressão, pelo exagero nas palavras e ações e a submissão, pela falta de objetividade e efetividade.
Apesar de muito valorizado, o perfil assertivo principalmente no ambiente profissional, ainda é bastante distorcido, e provoca resistências, até porque muitas pessoas entendem que ser assertivo é apenas manter uma comunicação sincera e objetiva, garantindo o direito de “dizer tudo que pensa doe a quem doer”, dizer mais “não” do que “sim”, e por aí a fora... E contrário a isso, o comportamento assertivo aposta na mudança de comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a qualquer tipo de personalidade ou situação enfrentada.
O comportamento assertivo pode ser definido então, como aquele que envolve a expressão direta pela pessoa das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que ao fazê-lo ela experiencie ansiedade indevida ou excessiva, e sem ser hostil para o interlocutor. É, por outras palavras aquele que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros, é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto respeito e respeito pelos outros.
Para se tornar uma pessoa assertiva, é preciso se fortalecer com as atitudes que são a base para comportamento assertivo. Sem elas, é impossível desenvolver uma comunicação em que você afirma seu eu sem massacrar o eu do outro:
·         “A Assertividade é a arte de defender o meu espaço vital sem recuar e sem agredir.”
·         É estar presente, por inteiro, sempre e, não só permitir, mas incentivar que as demais pessoas à sua volta também ajam de forma semelhante.
·         Viver e usufruir de seus direitos
·         Reconhecer e expressar seus sentimentos e emoções
·         Solicitar o que deseja
·         Expressar pontos de vista de forma direta, com integridade, honestidade e respeito.
·         Vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela cooperação.
Alem das atitudes acima, são necessárias três condições para ser assertivo: Saber o que quer e aonde quer chegar, partir de um pensamento positivo e ser proativo para conquistar objetivos!
Mãos a obra!
www.sandracortez.com.br