terça-feira, 29 de novembro de 2011

80% dos profissionais apresentam algum sintoma de Depressão!


Um levantamento realizado pela consultoria (out/2011)Rogen Si revelou que quase 80% dos profissionais apresentam sintomas de depressão. O estudo analisou países da África, Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio, América do Norte, América do Sul e Reino Unido.
De acordo com o estudo, 23,2% apresentam cinco ou mais sintomas. Já 10,5%, quatro sintomas; 14,8%, três sintomas; 17,9%, dois sintomas; e 13,2%, um sintoma. Apenas 20,44% dos profissionais disseram que nunca apresentaram nenhum sintoma de depressão.
Tendo em vista que a OMS- Organização Mundial da Saúde- considera como sintomas de depressão:  irritação, problemas para dormir, preocupação, perda de interesse, tristeza, dores de cabeça e cansaço constantes, dor muscular, falta de apetite, remorso, náuseas, se sentir desvalorizado, entre outros.
Cobrança em excesso:
Coordenadores de RH explicam  que casos de depressão são comuns em empresas em que os profissionais estão sobre pressão para alcançar metas e objetivos até devido as multitarefas que podem gerar acúmulo de ações, retrabalho  e conseqüente estresse. Por isso os líderes  têm papel fundamental neste processo, já que devem  avaliar se o colaborador não está sobrecarregado e se consegue desempenhar suas tarefas sem que o estresse afete a sua vida.
Sugestões:
Na ocorrência de algum membro com depressão na equipe, é  aconselhável que o gestor acompanhe atentamente o profissional e tenha paciência, pois como se trata de um problema de saúde, o profissional terá seu desempenho afetado devido ao desânimo, tristeza, entre outros sintomas.
Já nos casos de depressão mais graves, muitas vezes, é necessário que o profissional se afaste do trabalho, porem em todas as situações vale o “voto de confiança” no colaborador, pois trata-se de uma patologia séria e que exige tratamento adequado.
O líder também deve aconselhar e incentivar que a pessoa deprimida procure tratamento médico. Se for necessário, o colaborador deve passar até mesmo pelo médico do trabalho, que poderá auxiliar melhor quem está com depressão.
Em relação aos colegas é  aconselhável  que procurem apoiar e se mostrem disponível para ouvir quem está com depressão. Além disso, as pessoas devem tentar envolver ao máximo o outro nas atividades e até mesmo convidar para eventos externos da empresa.
Sempre é bom lembrar e refletir que nenhum ser humano está livre e ileso de um passar por um período de depressão ou mesmo desenvolver essa patologia e necessitar do apoio e da compreensão das outras pessoas!