quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Programa 5S

O programa 5S surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reconstrução e reestruturação do país que necessitava reorganizar suas indústrias e melhorar a produção devido à alta competitividade. Com a sua implantação tornou-se uma excelente ferramenta para a Gestão de Qualidade de qualquer tipo ou porte de empresa, pois, o programa baseia-se em conceitos e métodos simples para transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas aumentando qualidade de vida dos colaboradores, diminuindo desperdícios, reduzindo custos, melhorando o espírito de equipe e aumentando a produtividade e a excelência dos serviços das empresas.
De acordo com experiências de empresas que já implantaram o programa, a “chave” não é somente a aplicação dos conceitos, mas a mudança cultural de todas as pessoas envolvidas e a aceitação de que cada colaborador é importante para melhorar o ambiente de trabalho, a saúde física e mental de todos e o sistema da qualidade.
O conceito do Método 5S e as palavras surgiram no Japão, onde cada um destes conceitos começa com a letra “S”, por isso o método ser chamado 5S.
Apesar disto, houve adaptação dos conceitos para a língua portuguesa, assim como adaptação em outros países que desenvolveram programas semelhantes para aprimorar a qualidade.
Mas é importante lembrar que implantar o programa não é apenas traduzir os conceitos e estudar sua teoria. Sua essência é mudar atitudes, o pensamento e comportamento de todos os colaboradores independente do cargo que ocupem na organização.

As 5 Palavras:

O Programa consiste em um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade, no Brasil começou a ser implantado em 1991, e adquiriu para a tradução e manutenção da letra S no inicio de cada conceito a palavra: senso.

Os 5 conceitos são:

1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO:
CONCEITO: "separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".

2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO:
CONCEITO: "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente".

3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA:
CONCEITO: "manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e
aprendendo a não sujar".

4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE:
CONCEITO: "manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene"

5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA:
CONCEITO: "fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida".

Cada etapa do Programa sugere ações interessantes e simples que envolvem desde o descarte do que não é necessário (mas é muitas vezes mantido por “anos” em um local), arrumação dos objetos para facilitar o manuseio até cuidados com a limpeza e a padronização, mas envolve principalmente a conscientização e o comprometimento de cada um dos colaboradores e pessoas no geral para conquistaram um ambiente externo (e interno também) de maior organização, praticidade e qualidade de vida.

Maiores informações escreva para:
Palestra em 16/08/2011
contatopsicodesenvolv@gmail.com