sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Inteligência Emocional do Trabalho

Em todas as empresas ao selecionar um novo colaborador, já não se avalia apenas a capacidade técnica, a experiência e o índice de inteligência do colaborador, observa-se também suas habilidades comportamentais como exemplo: sua habilidade em se comunicar com as pessoas, se sabe trabalhar em equipe, como reage frente a desafios, se tem motivação, na verdade isso se refere a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, que podemos definir como:
“Capacidade de perceber e exprimir a emoção assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.” (Mayer e Salovey, 2000). Ou seja, é fazer com que as emoções trabalhem a nosso favor, usando-as como um apoio ao comportamento e raciocínio, e melhorando assim nossa capacidade de adaptação.
          As nossas emoções podem nos fornecer informações valiosas, sobre nós mesmos, sobre outras pessoas e sobre diversas situações. Uma explosão de raiva dirigida a um colega de trabalho pode alertá-lo para o fato de você estar se sentindo sobrecarregado pelo excesso de trabalho; uma sensação de ansiedade a respeito de uma apresentação pode informá-lo de que precisa estar mais bem preparado com fatos e números; a frustração com um cliente pode lhe sugerir a necessidade de encontrar outros meios de se comunicar com ele. Utilizando as informações que suas emoções lhe fornecem você pode alterar seu comportamento e seu raciocínio de modo a reverter situações, e isso utilizando capacidades que todos nós possuímos, mas precisamos desenvolver:

ü  Capacidade de motivar a si mesmo  e as pessoas.
ü  Autoconhecimento através da reflexão de nossos comportamentos para que possamos controlar melhor impulsos
ü  Persistir mediante frustrações.
ü  Praticar gratificação, através da empatia com as pessoas que representa a possibilidade de “se colocar no lugar do outro”
ü  Buscar crescimento tanto pessoal como do grupo de trabalho.

        Quando tentamos usar a inteligência emocional ao nosso favor no dia a dia do trabalho buscamos a valorização do trabalho em equipe, somos colaborativos, aprendemos a criticar com habilidade, reconhecemos os talentos das outras pessoas alem dos nossos e nos permitimos aprender com as diferenças e os conflitos.
         Concluindo ter inteligência emocional significa não somente possuir os conhecimentos técnicos ou bom nível intelectual. É muito mais que isso. É ter o controle de nossas emoções e aplicar a nossa inteligência para obter êxito nos relacionamentos afetivos, sociais e profissionais. É ter amor próprio, autoestima. É desenvolver a capacidade de gostar do que fazemos, acreditando em nosso potencial.
        Enfim uma eterna e apaixonante busca de equilíbrio que se refletirá em benefícios em todos os nossos relacionamentos: família, amigos e trabalho