terça-feira, 14 de junho de 2011

Saiba quanto o clima organizacional influencia na sua produtividade!

Você está feliz no trabalho? Saiba quanto o clima organizacional influencia na sua produtividade!
Uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com mostra que o bom ambiente de trabalho é mais importante para 52% dos entrevistados, ficando à frente de oportunidades de promoção (22%) e salário (14%). Apesar disso, dependendo do perfil do profissional, não é fácil cultivar um bom clima no trabalho, são necessárias práticas as vezes muito simples porem contínuas e persistentes.
O ambiente organizacional influencia o comportamento dos profissionais, mas eles também são responsáveis pelo ritmo desse ambiente. Os dois fatores são verdadeiros= Toda empresa tem um ambiente estabelecido, que pode gerar insatisfação se ele não se encaixar ao perfil do profissional, mas também é de responsabilidade do colaborador mudar isso.
Para os consultores em etiqueta corporativa, marketing pessoal e comportamento em um bom ambiente de trabalho os profissionais têm a capacidade de lidar com os contratempos de forma a não sobrecarregar o clima. Esse é o primeiro passo para cultivar um bom ambiente de trabalho.
Ambiente favorável:
Ter a percepção de que também se é responsável pelo clima da área na qual atua pode ajudar a melhorar o ambiente organizacional. Adotando comportamentos positivos (e realistas) e reduzindo aqueles que minam o bom clima, os profissionais conseguem tapar alguns pontos escuros e opressores no trabalho. Sabemos que sempre e em todas as Empresas existem os colaboradores que parecem apreciar o cultivo de um clima negativo, afastar-se desse ponto pode ser a medida imediata a ser adotada. Por isso, evite entrar em fofocas e em movimentos de boicote seja ao líder seja a algum colega.
Outros comportamentos que ajudam a manter um clima pesado originam-se da insatisfação, pois um colaborador que não está satisfeito tende a ter um rendimento ruim no trabalho e isso impacta de forma negativa o ambiente organizacional  Dessa forma, tente equilibrar o seu perfil com o da empresa, para que não haja problemas depois. Se essa identificação não for possível antes de iniciar o trabalho, preste atenção em você.
Normalmente os profissionais tendem a culpar a empresa, o líder e os colegas pelo clima pesado e estressante. Mas não é bem assim. A mudança deve partir de cada um. E a partir daí, tudo em volta tende a mudar. Muitas vexes o problema  está no próprio colaborador e é necessário analisar e identificar esse problema.
Lembrar que nossas  atitudes formam a sua boa imagem profissional e que hoje 85% de nossas chances são pautadas nessa boa qualidade de relacionamento com colegas, colocar-se no lugar dos outros e não exagerar nas atitudes são dicas gerais que funcionam sempre. O bom humor, a honestidade, o respeito à hierarquia, a educação e a ética são as bases para um bom clima, sempre
O líder como semeador:
Quem conduz a equipe não pode ficar alheio a essas questões e embora não seja o único fator que favorece ou desfavorece um clima agradável, é o comportamento do líder que muitas vezes condiciona o clima organizacional, ou seja, a primeira pessoa que dita o comportamento da equipe é o líder e Ele tem essa responsabilidade.
Por isso, um gestor que cultiva comportamentos negativos só piora o ambiente. E ainda que ele cultive atitudes positivas, alguns pontos específicos ajudam a minar o bom clima. O gestor tem de ter o bom senso de entender o que é prioridade e qual é o talento de cada um. Se um profissional é subaproveitado, ele tende a ter atitudes negativas, que podem se espalhar para os demais colegas.
Claro que, como em qualquer empresa, momentos ruins aparecerão, seja pelos resultados baixos, seja pelo fim de algum contrato importante, seja pela meta não cumprida. Cultivar atitudes positivas não é tentar criar um “mar de rosas” no mundo corporativo. É entender que problemas existem e vão existir sempre, mas é possível não ser engolido por eles. E ainda que no fim os projetos não saiam do jeito que se planejava, aprender com os erros e dar um passo mais eficiente é a melhor maneira de manter um clima agradável e sustentar uma carreira crescente. Profissionais  que conseguem enxergar alguma deficiência em termos comportamentais e buscam ajuda e se aperfeiçoam estão investindo na carreira de uma maneira eficiente são realmente aqueles que buscam crescimento e desenvolvimento tanto pata si mesmos como para a equipe e a organização.