A Gestão de Pessoas é uma das atividades mais importantes e encantadoras a se realizar, e não poderia ser de forma diferente sendo que estamos agindo, contribuindo, compartilhando ações e compromissos com o ser humano e portanto merece respeito e atenção até porquê cada indivíduo tem capacidades,talentos, forças, fraquezas e sentimentos únicos. Ajudar cada um deles a desenvolver plenamente o seu potencial pode requerer estratégias e táticas motivacionais diferentes assim como alternativas de forma de delegar e apresentar feedbacks.
Para ser um bom gestor e antes de gerir pessoas com eficiência, é preciso uma boa dose de auto conhecimento e conhecimento das habilidades necessárias para essa atividade.
Portanto é importante fazer primeiramente uma auto avaliação a respeito de sua maneira de: avaliar a personalidade das outras pessoas, a capacidade de ouvir e analisar as questões antes de agir, sua dose de crédito no ser humano, seu grau de motivação e seu real interesse em desenvolver pessoas e compartilhar conhecimento.
Anteriormente gerir pessoas significava dominá-las. A palavra do "chefe" era absoluta e inquestionável, hoje o ambiente profissional mudou, e à medida que as empresas se expandiram a produtividade e reduziram os custos, as operações tendem a se consolidar: isso quer dizer que um número menos de pessoas lideradas por poucos gestores é responsável por uma quantidade maior de trabalho!
Para terem sucesso nesse novo cenário, as organizações dependem do compartilhamento de conhecimento, de uma comunicação eficiente e do trabalho em equipe.
É difícil reunir esses componentes sem garantir a colaboração, a cooperação e a busca de consenso entre os colaboradores.
Lembrando:
Até a próxima!