segunda-feira, 28 de maio de 2012

Liderança Sábia


Por que liderança Sábia?
Já sabemos e encontramos várias descrições de tipos de liderança, as mais comuns são: Autocrática, a Liberal e a Democrática. As diferenças entre elas se relacionam a forma de lidar com o colaborador o tornando mais dependente , preparado para tarefas mais operacionais, padronizadas ou quando a equipe é imatura ou seus membros muito jovens (Autocrática) ou mais independentes, fortalecendo o espírito de equipe, a maturidade e a autonomia ( Liberal e Democrática).  Porem as pessoas e as situações não são estáticas e imutáveis, ao contrário há um dinamismo e uma necessidade de adaptação e flexibilidade muito grandes gerando a necessidade de que o líder repense suas atitudes sempre em prol do desenvolvimento dos colaboradores alem de um bom desempenho dos mesmos.Por se tratar de um líder que já percebeu que a participação dos seus colaboradores é imprescindível e que a capacidade de motivar as pessoas em prol de um ideal em comum, faz com que todos se unam, utilizem  seus  talentos individuais e alcancem o desenvolvimento de todos.
Os passos da Liderança Sábia:
·         Realidade- esteja alerta para novas oportunidades. A “Realidade” atual não é absoluta, mas sim sujeito a constantes mudanças. Pense sobre os inventores, exploradores, e os agentes de mudança social que tenham alcançado a grandeza. Alguns poderiam dizer simplesmente que certas pessoas são bem sucedidas porque eles têm a sorte de estar no lugar certo no momento certo. Talvez sim, mas se eles não mantivessem os olhos abertos para a oportunidade, de certo não aproveitariam o lugar certo!
·         Inspiração- aceitar a inspiração de onde ela vem, mesmo que seja dos seus adversários. O líder sábio constantemente estuda a sua concorrência. Na vida, na política, nos negócios, estamos constantemente a ver exemplos de pesquisa e reconhecimento, não seja vítima de uma tendência em vez disso, se você encontrar um ponto fraco, um erro, certifique-se de evitar essa cilada, tente se fortalecer e desenvolver meios de superação.
·         Aprenda algo novo todos os dias - significa que você deve procurar continuamente expandir seus horizontes, interna e externamente. Alimente sua mente com novas lições e conhecimentos, mas constantemente amplie seus horizontes sociais. Procurar e conhecer novas pessoas e mergulhar em novas situações sociais. Você nunca sabe quando essas novas experiências irão ajudá-lo em seu papel de liderança.
·         Pesquise, procure respostas e pistas em lugares diferentes- Procure abaixo da superfície, pise fora dos caminhos tradicionais do conhecimento não basta ler livros que estão na lista dos mais vendidos, cursos  e filmes da onde não há mais espaço para perguntas e debate, procure e converse com professores, pessoa mais idosas, pessoas simples com muita vivencia, observe as mudanças, pergunte. É perceber que não existem respostas prontas e nem tão pouco mágicas.
·         Improvisar - A necessidade é a mãe da invenção. Como você sabe que não vai funcionar se você nunca tentou isso antes?  Olhe para o seu problema de todos os lados e seja sistemático em fazer tentativa de soluções diferentes em várias combinações, tente ver o mundo sob diferentes visões. Isso reflete flexibilidade!
·         Fazer as pessoas felizes- Cuidar de alguém todos os dias equivale a criar um hábito onde as pessoas ao redor aos poucos participem e entendam o que é o “bem comum”. Fazer alguém feliz também alimenta a sua própria felicidade pessoal. Basta imaginar o quão melhor o mundo seria se todos nós fizemos um pouco mais para espalhar a felicidade. Um sorriso, um bom dia, é praticar a gentileza, tão necessária em todos os ambientes.
·         Oferecer ajuda - Mesmo quando não há aparente vantagem para você.  Significa dar um pouco de seu tempo e energia. Às vezes isso significa ajudar alguém que você conheça, as vezes a ajuda pode ser através de um gesto que ajude muitas outras pessoas até desconhecidas. Pode conter compaixão e espírito de humanidade.
·         Positivismo- Nunca deixe a negatividade ser sua última palavra sobre o assunto.  Acentuar os aspectos positivos e que são mais propensos a ver um resultado positivo. Ser uma pessoa do “sim”, que procura alternativas, tenta a realização e o dinamismo.
Bom trabalho!