quinta-feira, 31 de maio de 2012

Refletindo sobre a Comunicação

A compreensão da importância do "saber ouvir" as vezes é muito difícil, até porquê todos possuímos mentes repletas de ideias e pensamentos e queremos a todo custo compartilhar ou mesmo as vezes sobrepor nossos "achismos" e nossas certezas em relação aos outros. É uma época dinâmica, tecnológica, rápida e o que queremos é transmitir o mais rápido possível o maior número de informações e contribuições. As mudanças são inevitáveis e a necessidade de adaptação e readaptação também...
Mas no turbilhão de informações que os mais diversos meios de comunicação nos coloca deverá existir espaço para: ouvir, entender, refletir...! E com fazer isso se a Roda gira interminavelmente e a informação de agora já pode estar obsoleta?
Vamos refletir lendo o texto abaixo que nasceu de uma civilização antiga e sábia:

O Silêncio

Nós os índios, conhecemos o silêncio. Não temos medo dele.
Na verdade, para nós ele é mais poderoso do que as palavras.
Nossos ancestrais foram educados nas maneiras do silêncio e eles
nos transmitiram esse conhecimento.
"Observa, escuta, e logo atua", nos diziam.
Esta é a maneira correta de viver.
Observa os animais para ver como cuidam de seus filhotes.
Observa os anciões para ver como se comportam.
Observa o homem branco para ver o que querem.
Sempre observe primeiro, com o coração e a mente quietos,
e então aprenderás.
Quanto tiveres observado o suficiente, então poderás atuar.
Com vocês, brancos, é o contrário. Vocês aprendem falando.
Dão prêmios às crianças que falam mais na escola.
Em suas festas, todos tratam de falar.
No trabalho estão sempre tendo reuniões
nas quais todos interrompem a todos,
e todos falam cinco, dez, cem vezes.
E chamam isso de "resolver um problema".
Quando estão numa habitação e há silêncio, ficam nervosos.
Precisam preencher o espaço com sons.
Então, falam compulsivamente, mesmo antes de saber o que vão dizer.
Vocês gostam de discutir.
Nem sequer permitem que o outro termine uma frase.
Sempre interrompem.
Para nós isso é muito desrespeitoso e muito estúpido, inclusive.
Se começas a falar, eu não vou te interromper.
Te escutarei.
Talvez deixe de escutá-lo se não gostar do que estás dizendo.
Mas não vou interromper-te.
Quando terminares, tomarei minha decisão sobre o que disseste,
mas não te direi se não estou de acordo, a menos que seja importante.
Do contrário, simplesmente ficarei calado e me afastarei.
Terás dito o que preciso saber.
Não há mais nada a dizer.
Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês.
Deveríamos pensar nas suas palavras como se fossem sementes.
Deveriam plantá-las, e permiti-las crescer em silêncio.
Nossos ancestrais nos ensinaram que a terra está sempre nos falando,
e que devemos ficar em silêncio para escutá-la.
Existem muitas vozes além das nossas.
Muitas vozes.
Só vamos escutá-las em silêncio.

Neither Wolf nor Dog. On Forgotten Roads with an Indian Elder" - Kent Nerburn'

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Treinamento de Liderança- Prefeitura de Jarinú

No ultimo sábado (26/05) estive em Jarinú, SP para a realização do 1º Grupo do Treinamento de Líderes para os Gestores da Prefeitura, onde estavam presentes personalidades importantes da cidade que além de se comprometerem com a melhoria dos serviços públicos estão interessados em desenvolver-se como líderes e fortalecerem suas equipes. Contamos com a presença da Prefeita Maria de Fátima Lorencini, secretários municipais e gestores de departamentos como: jurídico, educação e defesa civil.
O Treinamento prevê noções básicas de Liderança como: Gestão de Conflitos, Motivação, Gestão do Tempo, Trabalho em Equipe, Comunicação, etc através de exposição dialogada e técnicas vivenciais, que foram aproveitadas excelentemente pelo grupo que trouxe questionamentos e compartilhou experiências.
Abaixo mais algumas fotos:



Liderança Sábia


Por que liderança Sábia?
Já sabemos e encontramos várias descrições de tipos de liderança, as mais comuns são: Autocrática, a Liberal e a Democrática. As diferenças entre elas se relacionam a forma de lidar com o colaborador o tornando mais dependente , preparado para tarefas mais operacionais, padronizadas ou quando a equipe é imatura ou seus membros muito jovens (Autocrática) ou mais independentes, fortalecendo o espírito de equipe, a maturidade e a autonomia ( Liberal e Democrática).  Porem as pessoas e as situações não são estáticas e imutáveis, ao contrário há um dinamismo e uma necessidade de adaptação e flexibilidade muito grandes gerando a necessidade de que o líder repense suas atitudes sempre em prol do desenvolvimento dos colaboradores alem de um bom desempenho dos mesmos.Por se tratar de um líder que já percebeu que a participação dos seus colaboradores é imprescindível e que a capacidade de motivar as pessoas em prol de um ideal em comum, faz com que todos se unam, utilizem  seus  talentos individuais e alcancem o desenvolvimento de todos.
Os passos da Liderança Sábia:
·         Realidade- esteja alerta para novas oportunidades. A “Realidade” atual não é absoluta, mas sim sujeito a constantes mudanças. Pense sobre os inventores, exploradores, e os agentes de mudança social que tenham alcançado a grandeza. Alguns poderiam dizer simplesmente que certas pessoas são bem sucedidas porque eles têm a sorte de estar no lugar certo no momento certo. Talvez sim, mas se eles não mantivessem os olhos abertos para a oportunidade, de certo não aproveitariam o lugar certo!
·         Inspiração- aceitar a inspiração de onde ela vem, mesmo que seja dos seus adversários. O líder sábio constantemente estuda a sua concorrência. Na vida, na política, nos negócios, estamos constantemente a ver exemplos de pesquisa e reconhecimento, não seja vítima de uma tendência em vez disso, se você encontrar um ponto fraco, um erro, certifique-se de evitar essa cilada, tente se fortalecer e desenvolver meios de superação.
·         Aprenda algo novo todos os dias - significa que você deve procurar continuamente expandir seus horizontes, interna e externamente. Alimente sua mente com novas lições e conhecimentos, mas constantemente amplie seus horizontes sociais. Procurar e conhecer novas pessoas e mergulhar em novas situações sociais. Você nunca sabe quando essas novas experiências irão ajudá-lo em seu papel de liderança.
·         Pesquise, procure respostas e pistas em lugares diferentes- Procure abaixo da superfície, pise fora dos caminhos tradicionais do conhecimento não basta ler livros que estão na lista dos mais vendidos, cursos  e filmes da onde não há mais espaço para perguntas e debate, procure e converse com professores, pessoa mais idosas, pessoas simples com muita vivencia, observe as mudanças, pergunte. É perceber que não existem respostas prontas e nem tão pouco mágicas.
·         Improvisar - A necessidade é a mãe da invenção. Como você sabe que não vai funcionar se você nunca tentou isso antes?  Olhe para o seu problema de todos os lados e seja sistemático em fazer tentativa de soluções diferentes em várias combinações, tente ver o mundo sob diferentes visões. Isso reflete flexibilidade!
·         Fazer as pessoas felizes- Cuidar de alguém todos os dias equivale a criar um hábito onde as pessoas ao redor aos poucos participem e entendam o que é o “bem comum”. Fazer alguém feliz também alimenta a sua própria felicidade pessoal. Basta imaginar o quão melhor o mundo seria se todos nós fizemos um pouco mais para espalhar a felicidade. Um sorriso, um bom dia, é praticar a gentileza, tão necessária em todos os ambientes.
·         Oferecer ajuda - Mesmo quando não há aparente vantagem para você.  Significa dar um pouco de seu tempo e energia. Às vezes isso significa ajudar alguém que você conheça, as vezes a ajuda pode ser através de um gesto que ajude muitas outras pessoas até desconhecidas. Pode conter compaixão e espírito de humanidade.
·         Positivismo- Nunca deixe a negatividade ser sua última palavra sobre o assunto.  Acentuar os aspectos positivos e que são mais propensos a ver um resultado positivo. Ser uma pessoa do “sim”, que procura alternativas, tenta a realização e o dinamismo.
Bom trabalho!