terça-feira, 14 de junho de 2011

Saiba quanto o clima organizacional influencia na sua produtividade!

Você está feliz no trabalho? Saiba quanto o clima organizacional influencia na sua produtividade!
Uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com mostra que o bom ambiente de trabalho é mais importante para 52% dos entrevistados, ficando à frente de oportunidades de promoção (22%) e salário (14%). Apesar disso, dependendo do perfil do profissional, não é fácil cultivar um bom clima no trabalho, são necessárias práticas as vezes muito simples porem contínuas e persistentes.
O ambiente organizacional influencia o comportamento dos profissionais, mas eles também são responsáveis pelo ritmo desse ambiente. Os dois fatores são verdadeiros= Toda empresa tem um ambiente estabelecido, que pode gerar insatisfação se ele não se encaixar ao perfil do profissional, mas também é de responsabilidade do colaborador mudar isso.
Para os consultores em etiqueta corporativa, marketing pessoal e comportamento em um bom ambiente de trabalho os profissionais têm a capacidade de lidar com os contratempos de forma a não sobrecarregar o clima. Esse é o primeiro passo para cultivar um bom ambiente de trabalho.
Ambiente favorável:
Ter a percepção de que também se é responsável pelo clima da área na qual atua pode ajudar a melhorar o ambiente organizacional. Adotando comportamentos positivos (e realistas) e reduzindo aqueles que minam o bom clima, os profissionais conseguem tapar alguns pontos escuros e opressores no trabalho. Sabemos que sempre e em todas as Empresas existem os colaboradores que parecem apreciar o cultivo de um clima negativo, afastar-se desse ponto pode ser a medida imediata a ser adotada. Por isso, evite entrar em fofocas e em movimentos de boicote seja ao líder seja a algum colega.
Outros comportamentos que ajudam a manter um clima pesado originam-se da insatisfação, pois um colaborador que não está satisfeito tende a ter um rendimento ruim no trabalho e isso impacta de forma negativa o ambiente organizacional  Dessa forma, tente equilibrar o seu perfil com o da empresa, para que não haja problemas depois. Se essa identificação não for possível antes de iniciar o trabalho, preste atenção em você.
Normalmente os profissionais tendem a culpar a empresa, o líder e os colegas pelo clima pesado e estressante. Mas não é bem assim. A mudança deve partir de cada um. E a partir daí, tudo em volta tende a mudar. Muitas vexes o problema  está no próprio colaborador e é necessário analisar e identificar esse problema.
Lembrar que nossas  atitudes formam a sua boa imagem profissional e que hoje 85% de nossas chances são pautadas nessa boa qualidade de relacionamento com colegas, colocar-se no lugar dos outros e não exagerar nas atitudes são dicas gerais que funcionam sempre. O bom humor, a honestidade, o respeito à hierarquia, a educação e a ética são as bases para um bom clima, sempre
O líder como semeador:
Quem conduz a equipe não pode ficar alheio a essas questões e embora não seja o único fator que favorece ou desfavorece um clima agradável, é o comportamento do líder que muitas vezes condiciona o clima organizacional, ou seja, a primeira pessoa que dita o comportamento da equipe é o líder e Ele tem essa responsabilidade.
Por isso, um gestor que cultiva comportamentos negativos só piora o ambiente. E ainda que ele cultive atitudes positivas, alguns pontos específicos ajudam a minar o bom clima. O gestor tem de ter o bom senso de entender o que é prioridade e qual é o talento de cada um. Se um profissional é subaproveitado, ele tende a ter atitudes negativas, que podem se espalhar para os demais colegas.
Claro que, como em qualquer empresa, momentos ruins aparecerão, seja pelos resultados baixos, seja pelo fim de algum contrato importante, seja pela meta não cumprida. Cultivar atitudes positivas não é tentar criar um “mar de rosas” no mundo corporativo. É entender que problemas existem e vão existir sempre, mas é possível não ser engolido por eles. E ainda que no fim os projetos não saiam do jeito que se planejava, aprender com os erros e dar um passo mais eficiente é a melhor maneira de manter um clima agradável e sustentar uma carreira crescente. Profissionais  que conseguem enxergar alguma deficiência em termos comportamentais e buscam ajuda e se aperfeiçoam estão investindo na carreira de uma maneira eficiente são realmente aqueles que buscam crescimento e desenvolvimento tanto pata si mesmos como para a equipe e a organização.

sexta-feira, 3 de junho de 2011


Estudantes raspam o cabelo para apoiar colega com câncer em MG

Três diretores da escola também aderiram à ação.
‘Não dá pra explicar, não. Me senti acolhido’, falou aluno com câncer.

Estudantes do ensino médio de uma escola em Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce de Minas Gerais, rasparam o cabelo para apoiar um colega de sala que faz tratamento para curar um câncer. Eles organizaram uma surpresa para o garoto de 17 anos, que acabou de passar pelas primeiras sessões de quimioterapia. A ação foi filmada nesta segunda-feira (30) e postada na internet.
“Fiquei meio sem ação. Só consegui rir. Quem não ficaria?”, disse Arthur Gonçalves ao G1, contando o que sentiu ao abrir a porta da sala e encontrar os amigos com os cabelos raspados. Ele elogiou a atitude da turma e disse que se sentiu muito acolhido pelos amigos. “Não dá pra explicar, não. Me senti acolhido”, completou, dizendo que a surpresa trouxe motivação e força para continuar o tratamento.
Gonçalves está no terceiro ano e vai tentar vestibular para Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele enfrenta a doença com o apoio da família e da namorada.
O gesto foi emocionante, segundo a mãe dele. “A atitude dos meninos não foi comum. Foi uma coisa tão alto astral. Fizeram para que ele não se sentisse excluído por estar careca”, disse a mãe. Ainda segundo ela, as garotas da sala também se mobilizaram e acompanharam os colegas até o salão onde cortaram o cabelo.
O câncer, segundo a família, foi descoberto por acaso numa ida ao cabeleireiro. Ao perceber o caroço, ele foi ao médico e uma biopsia contatou um Sarcoma de Ewing na cabeça. O tratamento começou há 21 dias.
A ação do corte de cabelo coletivo foi toda idealizada pelos estudantes, segundo o diretor da escola Rodrigo Cunha. Mas ele e mais dois diretores também resolveram cortar os cabelos. “Resolvemos entrar pelo espírito de solidariedade, em apoio ao aluno e, principalmente, para ele não se sentir diferente da gente. Principalmente por isso. Para ele sentir um clima harmonioso ao regressar às aulas”, completou. Ainda segundo Cunha, o caso gerou uma boa notícia relacionada à educação. “A gente vê tantas tragédias, coisas ruins”, disse.
O vídeo postado na internet já foi visto por mais de 26 mil internautas em quatro dias. Um ex-aluno da escola assistiu ao vídeo em uma rede social e se emocionou com o caso. “Gostaria muito de partilhar a alegria profunda que senti quando soube da história. É uma motivação para as pessoas”, disse Victor Teixeira Aguiar.
Fonte: G1
O que vocês acharam?Eu amei essa reportagem, até porque em meio a notícias trágicas de assaltos, agressões, professores sendo espancados e ameaçados, bullying nas escolas, intolerância racial e sexual...essa manifestação de amizade e solidariedade é reconfortante!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Motivação e Liderança


Motivação & Liderança:
Primeiras considerações...
A motivação demonstra as razões pelas quais as pessoas agem de uma maneira ou de outra, pois se trata de um estado intensamente pessoal e emocional pelo qual um indivíduo se sente praticamente “obrigado” a agir de inúmeras razões ou necessidades. É por causa dessas razões e necessidades que as pessoas fazem um trabalho mais aprimorado, interrompem uma atividade, se oferecem para ficar a mais no escritório sem compensação financeira ou mesmo se desligam de uma Empresa estável por descontentamento. Dessa forma quando um líder consegue identificar quando cada membro de sua equipe faz o que faz e por que faz... estará mais perto de estabelecer a motivação de cada um!
Um líder (na verdade ninguém) pode mudar as motivações dos outros sem criar novas por si mesmo, e essa é uma tarefa constante. Como objetivo primário o líder precisa entender as necessidades gerais de seus colaboradores, bem como suas necessidades em termos de tarefas e responsabilidades. Quanto mais um líder atende a essas necessidades, mais provavelmente terá colaboradores motivados que alcançarão êxitos. Uma equipe comprometida e entusiasmada superará obstáculos de todos os tipos para atingir os objetivos propostos!
Embora seja parte do trabalho do líder, ele não é o único responsável pela motivação da equipe, cada membro dela precisa ter como meta a automotivação, ao líder cabe manter um ambiente onde os funcionários tenham oportunidade de atingir um alto grau de motivação, a se disporem a lutar e a desejar o melhor desempenho. A motivação de um colaborador é afetada por todas as variáveis que surgem diariamente: necessidades, emoções, condições de trabalho e desempenho, interação com as pessoas, bem como todas as questões organizacionais como moral e estrutura.
Parece muito difícil que um líder consiga atender a essas necessidades e variáveis, porem através de determinados esforços para usar de forma adequada suas habilidades de liderança, ele pode, por exemplo: ser assertivo na solução de conflitos, dar treinamento adequado a sua equipe, comunicar-se bem e manter o espírito de equipe.
Um líder influencia o comportamento individual de forma que os objetivos organizacionais possam ser atingidos através de ações coordenadas de muitas pessoas. O desempenho individual no trabalho é basicamente uma fusão de três fatores agregados:
Ø  Capacidades e habilidades do colaborador = importância de ações de treinamento e desenvolvimento que devem partir do líder e de si próprio
Ø  Apoio que recebe da organização para as suas ações = uso adequado das habilidades do líder que podem contribuir e muito para o sucesso de cada colaborador da equipe
Ø  Motivação = originada no colaborador, mas que o líder pode entender e interceder.
Para finalizar uma reflexão sobre os seis princípios inerentes a Motivação que os líderes devem entender:
1.    As pessoas preferem recompensas positivas à punição
2.    O mau uso de recompensas leva as pessoas a agir inadequadamente
3.    Contribuições significativas inspiram pessoas
4.    As pessoas perseguirão um objetivo válido e tangível
5.    As pessoas devem acreditar e valorizar suas promessas de recompensa
6.    As pessoas querem que seus líderes ajam como líderes.

Lembre-se: Um líder pode através do uso desses princípios entender melhor a motivação de seus colaboradores e assim determinar certas ações e caminhos.
Continua...